sexta-feira, 26 de julho de 2013

SEQUENCIA DIDÁTICA: Gênero textual: Biografia e Autobiografia
Componente Curricular:  Língua Portuguesa
Série: 3ª Fase (Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos -equivalente ao 6º e
7º ano)

Tempo: 20 aulas

Conteúdos:

. Gênero textual: Biografia, Autobiografia, Diários(pessoas, viagens)

. Verbos no tempo Presente e Pretérito Perfeito na construção dos textos: biográficos, autobiográfioos e diários.
. Função do Substantivo na nomeação de personagens, lugares, objetos e sentimentos.
Adjetivo (qualificador de seres, lugares e sentimentos).
.Recursos gráficos usados para os textos: ponto, vírgula, reticências, aspas,exclamação e interrogação.
. Produção de textos biográficos.

Objetivos:
. Identificar características dos gêneros textuais biograficos.
. Identificar marcas da oralidade no texto 'diário'.
. Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua coesão e coerência.
. Reconhecer o verbo como marca da sequencia narrativa..
. Identificar e empregar os recursos gráficos usados para o diário.
.Reconhecer o valor expressivo do substantivo e do adjetivo em caracterização dos seres, lugares, objetos e sentimentos.

. Reescrever textos biográficos e produzir textos autobiográficos,  considerando características e finalidades desse gênero.


METODOLOGIA
1. Momento
Organização da turma em duplas. distribuição de uma imagem de mulher para observação e suposições de in formações sobre ela.
 . Após comentários das informações, leitura de texto autobiográfico da pessoa da imagem.


2. Momento

Realização de atividade de compreensão do texto autobiográfico sobre a personagem da foto.
Apresentação escrita e comentada de acrostico com o nome da personagem do texto.
Solicitação ao aluno para que escreva  um acróstico com seu nome.

4. Momento
Organização da turma em circulo, distribuição de textos xerocopiados: biografia, autobiografias e diários.
O professor fará a leitura, comentará e levantará questionamentos para que turma participe evidenciando sua compreensão em relação ao conteúdo e estrutura do gênero em estudo.
Proposta de pesquisa em dupla: pesquisar e apresentar oralmente a biografia de uma pessoa que ambos admirem
4. Momento
Leitura de página de Diário da Jovem Zlata, texto estruturado com linguagem um pouco formal.
Discussão sobre os fatos relatados pela personagem e o contexto histórico.
.
5. Momento
Apresentação escrita no quadro de um poema "Identidade" para apreciação e reflexão sobre "Quem sou eu ?
|Atividade de compreensão do poema para entendimento da vocabulário e ideias do texto.

6. Momento


Exibição do filme" Os escritores da liberdade."
Comentários sobre o enredo do filme.

7.Momento

Proposta de produção de texto autobiográfico.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário